quarta-feira, 21 de maio de 2008

Andebol De Praia...

Mês de Julho, muito calor e já os jogos do campeonato haviam acabado à um bom bocado de tempo. Qual não é a minha surpresa quando recebo uma chamada que íamos participar num Torneio de Andebol de Praia, na Figueirinha. Ia ser só durante um dia de domingo. Não conhecia a vertente do Andebol na praia mas uma coisa já eu sabia: é que iria ser doutro mundo. E não é que ainda foi melhor do que eu pensava...
O Andebol de Praia era jogado num campo muito mais pequeno do que um campo de Andebol normal (se calhar metade?). Só jogavam 4 jogadores contra 4. Os golos de guarda-redes valiam 2 golos, ao invés de 1 golo, bem como os golos em pirueta e em cambalhota. Eram 10 minutos cada parte do jogo mas, ao contrário do Andebol normal, os resultados de cada parte não se juntavam, ou seja, basicamente cada parte era um jogo novo e tínhamos que ganhar as duas partes para ganharmos o jogo porque senão havia penaltis. Pode-se usar o drible mas não se deve pois a areia como é irregular a bola pode ainda ir parar a outro sítio ao driblarmos. Estas são as regras básicas do Andebol de Praia.
Ainda havia outra, que não é bem uma regra no fundo, que fazia com que os guarda-redes quando tavam a jogar à frente, pudessem sair pela linha lateral fazendo com que outro jogador entrasse na baliza. Era uma espécie de "substituição" e dava muito jeito pois assim ta-se a jogar 4x3, era mais fácil marcar golo, o do guarda-redes valia 2 e quando fosse preciso entrava outro jogador para a baliza.
O 1º jogo foi contra os Infantis do VFC. Ganhámos claramente o jogo. Apesar de só serem 20 minutos de jogo, o Andebol de Praia desgasta muito pois tamos a jogar sobre o Sol.
Fizemos depois uma pausa antes da final. Fomos ao banho e tava maré baixa. Logo fomos pela "língua" (para quem conhece a praia) até ao fundo. Era sempre o avacalho e o rir. Aquela gaivota emprestada para dar saltos radicais, aquela aposta para nadar de um lado ao outro impedida a meio pelo nadador-salvador. Mesmo do melhor.
Chegou a altura da final contra o JAC (Santiago do Cacém). Grande jogo que foi. Ganhamos a 1º parte e eles ganharam a 2º parte logo fomos a penaltis (não havia prolongamento). Os penaltis também eram diferentes no Andebol de Praia, eram uma espécie de contra-ataques lançados pelo guarda-redes ao invés de um lançamento parado. Não falhámos nenhum e ganhamos o Torneio, 1ºlugar com muito gosto por tudo o que se tinha passado durante todo o torneio.
Teve de tudo este Torneio de Andebol de Praia. Acho que quem participou também não vai esquecer esta tarde fantástica. É só uma pena não ter fotos...

Sem comentários: